terça-feira, 4 de março de 2008

Terremoto em marte!


O Experimento de Imagem em Alta Resolução com câmera de alta resolução desta sonda conseguiu capturar uma avalanche em Marte no momento em que ela acontecia. A idéia do projeto é monitorar regiões durante longos períodos de tempo para detectar mudanças na superfície decorrentes da mudança das estações marcianas. O planeta vermelho também apresenta um ciclo de alternância entre estações climáticas, alternando períodos de calor ou frio durante o ano.

Numa destas repassadas no dia (19/02/2008) a sonda fotografou a encosta de uma elevação coberta de gelo. A idéia era procurar variação na quantidade de gelo decorrente da evaporação ou congelamento conforme as estações fossem mudando. A surpresa veio quando Ingrid Spitale, da Universidade do Arizona, percebeu que justo nesta encosta era possível ver nuvens de poeira. Aparentemente, blocos de gelo do alto do morro se desprenderam e rolaram ribanceira abaixo (uns 700 metros) levantando nuvens de poeira e pedaços menores de gelo. Estes blocos que se desprenderam serão monitorados também para se ter uma idéia de como se processa o ciclo de evaporação/recongelamento da água.

Surpreendente! Nem mesmo os cientistas envolvidos no projeto podiam prever que isso pudesse acontecer. Tirando as mudanças na aparência da superfície marciana causadas pelas tempestades de ventos, nenhuma mudança geológica substancial havia sido detectada. Esta encosta em particular agora será monitorada para se descobrir se avalanches como essas são esporádicas ou se estão ligadas com o aquecimento causado pelo início da primavera. Ninguém espera obter um flagrante como este de novo, espera-se saber se as avalanches continuam pela quantidade de material depositado no sopé do morro.

Sem comentários: