terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Descoberto o menor réptil voador
Com base em um fóssil completo de pterossauro encontrado na china, pesquisadores do Museu Nacional , ligado a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apresentaram ontem (11/02/2008), o fóssil do menos pterossauro já encontrado no planeta. O réptil tinha somente 25 Cm de envergadura, se contrastando com os outros animais da espécie, que chegavam a ter até 10 metros.
A caracterização científica do fóssil, que fora apelidado de "Nemicolopterus Crypticus" (que Signifíca algo como morador alado escondido da floresta) foi feita por pesquisadores brasileiros e chineses, e publicada na Proceedings of the national academy of sciencs (PNAS), uma das publicações mais respeitadas no mundo.
"É uma nova etapa na história evolutiva desses animais" Afirmou Alexander Kellner, do departamento de paleontologia do Museu Nacional. " A pesquisa dá elementos para a teoria de que os grandes répteis que habitavam nosso planeta e se alimentavam de peixe, foram resultado de milhões de ano de evolução de pequenos animais como o Nemicolopterus, que vivia em copas de árvores e provavelmente se alimentava de insetos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário