Ainda vai ser confirmada a ocorrência do fenômeno, que na comunidade rural de Lageado, a 10 quilômetros do centro de Tubarão (SC) deixou destruição; Na tarde do último sábado, 16, feriu uma mulher de 25 anos que tentava fechar a porta da sua residência, e deixou duas famílias desalojadas. Além disso, uma casa foi totalmente destruída, outra teve parte da estrutura danificada e oito foram destelhadas.
Informações da Defesa Civil dão conta de que o possível tornado teria sido de escala 1, ou seja, fraco. A altura pode ter variado entre 1,6 km e 5 km e a largura, de 17 a 50 metros. Já os ventos podem ter chegado a 120 quilômetros por hora.
De acordo com o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Tubarão, Edvan Nunes, ainda não há confirmação oficial sobre a ocorrência do tornado. Equipes da Defesa Civil e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) avaliam nesta segunda-feira, 18, os danos provocados pelo suposto tornado.
Técnicos da Defesa Civil e meteorologistas da Epagri/Ciram também visitarão a região nos próximos dias para confirmar, ou não, a ocorrência do fenômeno. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Kelem Andrade, as imagens da televisão, que mostram uma espécie de funil, reforçam a tese de um possível tornado. No entanto, Kelem disse que ainda não é possível ter certeza sobre o fenômeno.
3 comentários:
foi em santa catarina msmo?
:O
bjos!
gostei mesmo
inté!
Enviar um comentário